Setor Matriz Realiza Encontro de Espiritualidade




Neste domingo (20) a partir das 09:00h, aconteceu o encontro do Setor Matriz na comunidade Buenos Aires para o momento de Espiritualidade sobre o coordenador ou coordenação de Grupos, Pastorais, Movimentos e Comunidades do Setor.
Inicamos com oração, Cânticos de Boas Vindas e reflexão do Evangelho de Lucas 9.18-24, pela comunidade São José com participação de todos.

Com a chegada de Pe. Hamilton, iniciou-se o momento de Espiritualidade, começando com apresetação de todos com nome, grupo, pastorais, movimentos e comunidades que participam, Pe. Hamilton ficou muito contente com o número de participantes que a muito tempo não se tinha uma boa participação em nossos encontros, falou que temos que organizar o setor matriz que é o maior da Paróquia em número de participantes, mas que a seu ver é o mais desorganizado. Logo então iniciou-se o trabalho em grupo que foram divididos em 5 para trabalhar as questões: "Como deve ser um coordenador? E Qual a atitude do grupo diante do Coordenador?".

Após alguns minutos de debate nos grupos voltamos a plenária para apresentação dos trabalhos, em que na maioria das respostas o coordenador tem que ter coragem, determinação, amor, dinaminsmo e humildade e que o grupo tem que ser solidário, com participação, compreensão, amor e amizade. Pe. Hamilton ressaltou que falamos muito sobre a qualidade do coordenador e esquecendo os defeitos que são imprescindíveis tanto no coordenador como no grupo e que a coordenação não é centrada em uma só pessoa, e sim em um grupo onde todos são coordenação, e isso é um dos problemas que acontece em nosso meio. A coordenação tem que ser democrática onde todos participem. "Coordenar o quê, como e quando" . "As qualidades que agregam e os defeitos que separam", tanto a coordenação como o grupo tem que ter percepção para trabalhar as qualidades e os defeitos de cada participante e que todos tem que buscar fortalecimento espiritual na oração pessoal ou comunitária, e na Eucaristia que é o ápce da Espiritualidade de todo Cristão, sendo Igreja participativa, principalmente nas Celebrações de Domingo que é o primeiro dia da semana, dia do Senhor e da Ressurreição.

A Espiritualidade deve ser fundamentada na pessoa de Jesus Cristo, só assim nós seremos fortalecidos na missão, no serviço que é Dele, é nosso é de cada um, falou que a Paróquia é composta de 40 comunidades organizadas e que tem 7 ainda desorganizadas, que estão sendo formadas em função dos assentamentos que estão surgindo em nosso município. Falou também da comunidade Salva Terra com 19 famílias desalojadas em função da implantação da Refinaria Premium I em nossa região, após alguns avisos finalizou dizendo: que é a Espiritualidade que sustenta o grupo, as vezes agente chora, agente cai mas Deus nos acolhe e nos ajuda a caminhar, rezou-se um Pai Nosso e Ave Maria, tivemos também a presença do Diácono Lindomar.

PASCOM - ROSÁRIO

Comentários

  1. Diacono Cordeiro8 de julho de 2010 21:40

    Carissimos! como achei rico as colocações sobre a pessoa do "Coordenador". A missão da Igreja é ser uma rede de comunidades sevidoras ao Reino de Deus, pois isso que assume um papel de coordenador, que tenha em mente sempre o que Jesus Falou: "Eu não vim para ser servido, mas para servir". Que cada coordenador seja um servidor, onde nunca prevaleça somente as suas opiniões e decisões, mas que ele possa sempre buscar no outro a riqueza do saber deixado por Deus a cada um!. Coordenar é liderar com exemplos, com humildade, com amor e com justiça, buscadno sempre acolher a todos, principalmente os mais necessitados! Continue nesta missão e que a formação espiritual seja sempre uma constante na vida de cada cristão batisado. Louvo a Deus por cada um de vocês. Que Deus em Cristo Jesus abençoe a todos.
    Um abraço Cristão!

    Diác. CORDEIRO (Paróquia São Pedro Apóstolo - Alecrim - Natal -RN0
    Cordeiro39a@htomail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PARÓQUIA SÃO JOSÉ DO PERIA DE HUMBERTO DE CAMPOS ACOLHE SEU NOVO PÁROCO

POSSE DO NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO DA BEM AVENTURADA VIRGEM MARIA, MUNICIPIO DE BACABEIRA