Secretário do Meio Ambiente do Estado do Maranhão vem a Rosário e visita o Lixão de Buenos Aires

O Secretário do Meio Ambiente do Estado do Maranhão, Washington Rio Branco, veio a Rosário nesta quarta (01) para um encontro com a comunidade e a Comissão de Defesa do Meio Ambiente, para tratar sobre a implantação do CTR – Centro de Tratamento de Resíduos, no Município de Rosário.

Chegando a Buenos Aires o Secretário foi recepcionado pela comunidade e recebeu da Srª Nair Sousa Abreu, de 77 anos, uma das moradoras mais antigas de Buenos Aires, um buquê de flores na esperança de que em sua comunidade, não seja mais colocado lixo. Chega! Não queremos mais ser depósito de lixo dos outros, ressaltou dona Nair.

Já na área do lixão, o secretário Washington Rio Branco, falou das vantagens que o município de Rosário terá com a implantação do Centro de Tratamento de Resíduos, com a geração de emprego e renda através da instalação de Industria de Reciclagem de lixo, que é um produto que dá muito dinheiro, pois tem alguns países comprando lixo.

Conceição Marques, representante da Federação das Associações de Pequenos Produtores, falou ao secretário que o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), em estudo na Secretaria do Meio Ambiente é muito fraco e evasivo, pois não retrata a realidade ambiental da área de implantação do aterro, com sua vegetação, fauna, córregos, e igarapés, como São Braz e Mãe Benta, que a caracteriza como APP – Área de Preservação Permanente.

Ainda na área do lixão, nos deparamos com famílias que moram nas proximidades e que catam lixo sem nenhuma proteção, animais que se alimentam do lixo, caçambas e tratores da Prefeitura que continuam colocando lixo no local...

Diante de toda a situação e esclarecimentos não muito claros a sociedade civil organizada e toda comunidade de Rosário, continua dizendo NÃO a implantação do CTR – Centro de Tratamento de Resíduos, no Município de Rosário. Que irá receber todo o lixo doméstico, de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Bacabeira, Rosário, e ainda todo o lixo industrial e hospitalar coletado pela empreendedora conforme citado no RIMA – Relatório de Impacto Ambiental.

PASCOM - ROSÁRIO

Confira mais fotos:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÓQUIA SÃO JOSÉ DO PERIA DE HUMBERTO DE CAMPOS ACOLHE SEU NOVO PÁROCO

POSSE DO NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO DA BEM AVENTURADA VIRGEM MARIA, MUNICIPIO DE BACABEIRA