ABERTURA DA CF 2012 E DO ANO JUBILAR NA FORANIA SÃO BENEDITO

Centenas de católicos das 600 comunidades das 08 Paróquias dos 11 municípios que compõe a Forania São Benedito, se reuniram na manha desde domingo (04), na Paróquia  Nossa Senhora da Conceição, em Icatú, para abertura da Campanha da Fraternidade 2012  e do Ano Jubilar na Forania São Benedito.
O inicio da solenidade deu-se com uma concentração na Capela de São Benedito, comunidade Baiacuí. Com cânticos e animação após as bênçãos e envio dado pelo Padre Hamilton Sobreira, vigário foraneo dessa Forania, os fieis saíram em caminhada rumo a Igreja de Nossa Senhora da Conceição ponto alto da solenidade, onde aconteceu uma mesa de palestras e debates sobre saúde pública, com participação da Drª Helena Maria Dualibe Ferreira, médica e vice prefeita da capital São Luis, e da Srª Luzanira Silva, agente comunitária de saúde do Município de Rosário.

A Drª Helena falou do SUS, de suas conquistas e avanços, mas ainda há muita coisa para ser feita, afim de que se tenha uma assistência digna de saúde para o nosso povo.  E a uma das soluções para esse problema é que seja criada uma grande discussão sobre prevenção das doenças, e para tanto temos que provocar a atuação do Programa de Saúde da Família -PSF - em nossos municípios. Os gestores reclamam de poucos recursos para sua aplicabilidade, mas se houver transparência na aplicação dos recursos, com certeza teremos resultados positivos, finalizou.
A Srª Luzanira Silva, falou das dificuldades que os agentes comunitários de saúde enfrentam para realizarem seu trabalho. Só recebemos uma bolsa e uma farda, falta o básico do necessário, como por exemplo: protetor solar para proteger a pele do sol que eles(as) enfrentam diariamente.
Em Rosário tem 15 equipes de PSF, e como nos demais municípios não são compostas de todos os profissionais que pede o programa. Só temos o médico e a enfermeira, e o médico nem toda semana comparece no posto de saúde, o que dessa forma acaba dificultando ainda mais o trabalho dos agentes comunitários de saúde.
Ao final foi celebrada uma missa presidida pelo Acebispo D. José Belisário da Silva e concelebrada pelos Padres da Forania São Benedito e pelo diácono Luis Carlos Macêdo.
Durante a homilia D.Belisario falou das transformações que aconteceram na vida do cristão que tem fé, e que acredita na mudança. Assim tem que ser com a saúde pública, temos que assumir nosso papel de agente transformador, fazendo valer nossos direitos. Quantas coisas boas se consegui desde a campanha da fraternidade de 1981, cujo tema era,  “Saúde e Fraternidade” e o Lema, “Saúde para todos”.  É bom lembrar que naquela época só tinha direito à saúde, quem tinha dinheiro para pagar o tratamento, ou quem trabalhava de carteira assinada e contribuía para os institutos de seguridade social. Hoje esse cenário mudou, temos saúde para todos, vamos lutar pela sua melhoria.
O professor Rogério de Morros falou da chegada dos franceses no Maranhão da Batalha de Guachenduba e da presença da Igreja nesses 400 anos de chegada e anuncio do evangelho no Maranhão e nas comunidades da Forania São Benedito.
Pe. Hamilton agradeceu a participação de todos e de modo especial de nosso pastor D. José Belisario da Silva Acebispo da Arquidiosece de São Luis e vice presidente da CNBB, Pe. Robério agradeceu a participação da Dr. Maria Helena Dualibe e da Srª Luzanira Silva.
Que a saúde se difunda sobre a terra. (Eclo 38.8)



PASCOM - ROSÁRIO
























Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PARÓQUIA SÃO JOSÉ DO PERIA DE HUMBERTO DE CAMPOS ACOLHE SEU NOVO PÁROCO

POSSE DO NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO DA BEM AVENTURADA VIRGEM MARIA, MUNICIPIO DE BACABEIRA